sábado, 26 de setembro de 2009

Sexualidade na Educação Infantil - Resumo da Palestra

SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Franciane Dal Pizzol
Psicóloga

Introdução

nPedir para deixar a vergonha de lado
nEducação sexual é mais fácil do que parece
nFases de desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos
nImportância do adulto/professor/pais na educação da criança
nDicas de como trabalhar o desenvolvimento infantil

Sexo X Sexualidade

nSexo – diferenciar se é do sexo feminino ou masculino, definir órgãos sexuais: vulva e pênis e ato sexual.
nSexualidade termo empregado por Freud para descrever o prazer que as pessoas sentem através de seu corpo. Tudo que passa da necessidade biológica. Ex: Mamadeira
História do sexo através dos tempos
n22 mil anos atrás – lei da natureza
nGregos e Romanos(IV a.C e Id.C) – textos, pinturas. Ensino de como usufruir do sexo.
nXII - Inquisição. Obra do demônio. Mulheres perseguidas e queimadas. Perigo a sociedade. Sexo para reprodução qualquer outra modalidade seria considerado anormal.
nXIX – Era vitoriana. Regras rígidas de normas de conduta sexual. Prostitutas recolhidas e casamento legalizado. Masturbação causas de problemas físicos e mentais. Métodos utilizados para impedir que as crianças manipulassem seus genitais. Freud deu início dos estudos sobre sexualidade.

História do sexo através dos tempos

nXX – Ainda sexo tido como vergonhoso, Freud começa a mostrar que a sexualidade humana tinha papel fundamental nas relações sociais diárias. Sexualidade importante do desenvolvimento da personalidade e garantiu que as crianças tinham sexualidade. Vou me aprofundar melhor adiante, nas fases.
nPós-Guerra – liberação dos costumes, invenção do anticoncepcional.
nDécada de 1980 adiante o erotismo toma conta da TV, meios de comunicação invadem as casas e trazem as crianças mais próximas ao erotismo.


Sexualidade Infantil nos dias atuais

nCrianças estão expostas a nudez na TV, cenas de sexo e contato com o conhecimento que antes era escondido delas.
nEra fácil lidar com sexualidade pois tudo que aparecia deveria ser reprimido e pronto. Esta era a lei. Pais de hoje ainda não conseguem entender que a criança tem direito a informação correta, nada de cegonha.
nNos como profissionais devemos ficar atentos para poder dar suporte a todo este conhecimento que chega até as crianças.
nEducação sexual na infância não é sistemática, começo, meio e fim. E um conjunto de ações e abertura que o adulto pode se utilizar para levantar e responder as questões das crianças assim que aparece.

Sexualidade Infantil nos dias atuais
nEntendemos a curiosidade sexual e capacidade criativa de brincas indicativos que a criança esta se desenvolvendo suas capacidades e potencialidades. Questões significam saúde mental.
nComo não existe forma única de tratar sexualidade infantil é importante refletir e conhecer as fases do desenvolvimento infantil.
nLembrar que as fases foram divididas para fins pedagógicos e as idades são aproximadas.

Desenvolvimento Infantilaté + ou – 1 ano
nComeça ainda no útero, 6 meses de gestação. Ereção reflexa do pênis e de clitóris
nEstágio Oral Zona bocal. Mãe como um ser indiferenciado. Sugar é o primeiro ato da criança e lhe dá prazer. Seio materno como satisfação das necessidades biológicas e psicológicas.
nApós 6 meses começa a se diferenciar da mãe. Vincula-se com o mundo mordendo. Tocar o corpo como forma de reconhecimento do eu. Já manipulam os genitais.
nAções possíveis – Brinquedos que possam, sem perigo, serem levados a boca. Ativar busca pelo ambiente externo. Brincadeira de presença/ausência.


Desenvolvimento Infantil1 a 2 anos
nCriança engatinha, interage com o mundo, um pouco mais de independência.
nFase Anal – começa a ter controle motor das funções fisiológicas. Através disso, começa a entender que tem controle sobre suas coisas. Identifica o bolo fecal visto como seus e noção de produção. Pode reter e evacuar como forma de estar no ambiente. Dificuldade de fazer o treino do banheiro.
nAquisição das primeiras palavras. Aprende por imitação. Sensóriomotor – a partir das sensações que apreende sobre o mundo.
nAções possíveis – jogo de palavras, músicas movimento de identificação do corpo, ainda não tem muitas perguntas mas explora o ambiente e já tem grande curiosidade.

Desenvolvimento Infantil3 anos
nMais independente, usa melhor as palavras.
nComeça a descobrir maior prazer ao tocar os órgãos genitais. Fase fálica. (3 – 6 anos) . Maior erotização dos órgãos, importante já informar sobre público e privado. Corpo como seu eu, reprimir a sexualidade é reprimir o eu que está sendo formado. Falar que é bom mas que tem que ser em outro lugar sozinha.
nAinda não identificam as diferenças anatômicas.
nFase dos porquês. Começa a manifestar curiosidade sexual. Fantasias: de onde vim, parto anal, de onde vem os bebes, atividade noturna. Problema de querer dormir com os pais.
nFantasias de ter o pai do sexo oposto só para si. Sentimentos de amor, ódio, rivalidade, culpa são reais e importantes nesta fase.
nComeça a aparecer medo de animais.

Desenvolvimento Infantil3 anos
nCalçar os calçados dos pais.
nDificuldade de socialização. Hormônios do crescimento.
nAções possíveis: responder as indagações corrigindo fantasias, trabalhar com os animais, as diferenças, uns 2 patas outro 4. Diferenciar grande e pequenos, formas geométricas, jogar bola(atividade/passividade). Contos de fadas para elaboração de conceitos. Estimular a criatividade. Movimentos, música, dramatização animais. Coisas com vida e coisas sem vida. Estimular o conceito que todos tem pai e mãe
Desenvolvimento Infantil4 anos
nConsciência da identidade sexual, se é menina ou menino.
nEstabelece melhor limites eu e outro. (mandonas)
nMais ativo, fala mais desenvolvida,(fala sem parar) compreende melhor o que é dito. Cooperam mais.
nMedo e heróis para proteger das fantasias. (Contos de fadas segurança de finais felizes)
nMedo de perder ou ser abandonada pelos pais.
nBrincadeiras que expressam sentimentos.
nNecessidade de separar real do imaginário.
nTestam autoridade, importância da clareza da hierarquia.(estão testando seus próprios limites)


Desenvolvimento Infantil4 anos (Continuação)
nTem questões sobre: morte, Deus e sexo.
nPercebem quando são tabus.
nPodem confundir origem dos bebês com excreções.
nAções possíveis: contos de fadas, dramatização seus heróis, trabalhar movimentos corporais, nomear no papel as partes do corpo, diferenças, cultivo de plantas (nascimento, crescimento, desenvolvimento e morte). Estar atento as perguntas que aparecerão com mais freqüência.

Desenvolvimento Infantil5 anos
nVocabulário amplo, expressa melhor suas dúvidas. Ainda não tem noção de perguntas com conotação sexual.
nPassam a ter melhor relacionamento com o sexo oposto. Tendência a separar meninos e meninas. Meninos orgulho das habilidades esportivas e meninas mais adiantadas no uso da linguagem.
nNecessidade de diferenciar-se dos outros.
nCompreende causa-efeito.
nCapaz de lembrar de lugares e pessoas.
Desenvolvimento Infantil5 anos
nMaior autocontrole - sentimentos ainda intensos porém menos intensos.
nContinua a vontade de ser como o pai ou a mãe.
nComeça a estabelecer normas na brincadeira, ao brincar coloca na brincadeira a imaginação e fica concentrada e calma).
nAções possíveis – jogos com regras, diferenciaçao de meninos e meninas. Ser menina é bom porque.....desenho da família, noção que fazem parte de uma unidade, trabalho com plantas, noção de continuidade da vida. Preparar competições para as crianças.

Importância dos questionamentose respostas
nCrianças saudáveis perguntam. se não conseguirem perguntar vão demonstrar suas dúvidas através de comportamentos, inapropriados ou não.
nEntender a pergunta de ordem cognitiva ou emocional.
nPerguntar o que a criança acha/pensa que é.
nResponder corrigindo as idéias fantasiosas.
nResponder apenas o que perguntou. Nada mais.
nSe não sabe, dizer que não sabe e responder depois. (pessoas humanas são mais próximas)
nSilêncio dos adultos deixa as crianças confusas. O que deixa de se falar torna-se tabu. A necessidade de conhecer ainda existe na criança é quando vai buscar sozinha os conhecimentos negados.
Importância dos questionamentose respostas
nMas, tanta informação não é prejudicial?
nNão. Primeiro: questão formulada, respondida, “acomodada”.
nSegundo: Só será respondido dentro da questão da criança, o que ela está preparada para entender no momento. O mais ela não vai entender.
nTerceiro: pesquisas demonstram que crianças esclarecidas tendem a ser mais responsáveis e a adiar o inicio da sua vida sexual.
nAtitude do professor, tom de voz, a segurança nas informações, o fato de estar ou não a vontade tudo é captado pela criança.
nImportância de usar a linguagem cientifica: vulva e pênis.


Perguntas comuns
n- de onde eu vim?
n- foi a cegonha que me trouxe?
n- por que nasci num hospital?
n- eu vou poder ter bebe quando crescer?
n- o bebe pode respirar antes de nascer?
n- como o bebe come antes de nascer?
n- Como eu entrei em você?
n- por que sou menino e não menina?
n- de onde vem o leite para o bebe mamar?
n- Por que minha irmã é diferente de mim?
n- uma pessoa pode ter filhos sem ser casada?
n- uma menina disse que não tem pai, é verdade?
n- os peixes tem pai e mãe?
n- por que o pipi do papai é grande?
n- e o meu vai ser grande?
n- onde esta o pipi da mamãe?

O que trabalhar na educação sexual infantil
ntrabalhar as formas geométricas; diferenças grande/pequeno, alto/baixo coisas com vida, sem vida
nnomear o corpo que nasce “despedaçado”;
nresponder ao ser perguntado, de forma clara e realística, apenas o que lhe é perguntado;
nDesenvolver a compreensão do que significa ser menino e ser menina, além de sua diferença física;
ndesenvolver a idéia da continuidade da vida, através de estudo das plantas;
nCrianças precisam entender que todo ser humano veio de um pai e de uma mãe e que faz parte de uma unidade. (família) famílias tem composições diferentes.
npossibilitar que elas vivenciem dentro da sala de aula atividades as estimulem conforme sua necessidade.

Abuso Sexual Infantil
É preciso transmitir a noção que sexo é feito entre adultos.
nImportante os pais ficaram atentos a sinais de abuso sexual ou físico.
nSINAIS DE ALERTA:
ncriança demonstra curiosamente sexual de uma hora pra outra muito intensa, perturbada.
nDe uma hora pra outra se torna arredia.
nMuito sono ou pouco sono.
nChora sem motivo.
nnão quer mais ir no colo, Crianças abusadas passam a não confiar mais em adultos e os evitam.
nO que fazer:
nFalar com a direção da escola e com pai/mãe/responsável para descartar qualquer outra causa.
nProcurar orientação de um profissional. Depois de descartadas outras causas como: doença, morte na família, mudança repentina, ou algo do gênero. Denunciar. Conselho tutelar ou disque 100.

Para concluir
nO inconsciente é atemporal ou seja, não tem tempo definido cronologicamente, as fases são divididas por estimativa mas não é regra.
nMoreno, Wallon e Vygostsky – as origens do pensamento e do caráter formam-se NA e PELA interação da criança com outros indivíduos por meio da assimilação e diferenciação.
nPiaget – constituição do conhecimento é dada pela assimilação e acomodação.

Para concluir
nEducação sexual é um processo social e de socialização. A sexualidade e os impulsos ligados a ele geram modificações na personalidade e no comportamento muito complexas para serem ignoradas ou trataras como instintivas.
- Educação sexual na educação infantil significa o o professor estar atento as perguntas das crianças e respondê-las o mais cientificamente e apenas a pergunta. Entender os estágios que estão seus alunos lhe trarão subsídios para entender seus comportamentos e suas indagações.

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